Defesa Civil dá início à Operação Chuvas de Verão


Com a chegada das temporadas de chuvas, a Defesa Civil de Caçapava está alertando a população para a Operação Chuvas de Verão, que tem como objetivo divulgar as principais medidas e canais para serem acionadas em casos de emergências, inundações, deslizamentos, raios, entre outros.

A campanha é uma iniciativa da Defesa Civil do Estado com apoio das unidades regionais e locais. Entre as dicas que são dadas, está a do cadastramento para receber gratuitamente a notificação da Defesa Civil Estadual, que emite um alerta cada vez que há risco para determinada região.

O cadastro pode ser feito de qualquer celular, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, basta enviar uma mensagem por vez. Não há limites para a quantidade de CEPs cadastrados. Também não há necessidade de pacote de dados para receber os alertas.

Outras dicas dadas pela campanha são de como se proteger em caso de raios, deslizamentos e inundações.

Em caso de raios, a recomendação é que ao escutar trovões, a pessoa procure abrigo em edificações ou em veículos e saia imediatamente de áreas abertas, como campos, praias, rios, lagos ou piscina. Não se deve soltar pipas nessas ocasiões. Deve-se evitar o contato com objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame e manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d'água.

Dentro de casa, deve-se desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônicas e elétricas.

Em casos de chuvas fortes, a dica é abrigar-se em local seguro. Se houver elevação do nível da água, a pessoa deve procurar locais mais altos, evitar cruzar pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo que esteja dentro de um veículo. Deve-se evitar contato com águas de inundação. Sempre que houver a necessidade de evacuar uma residência, a pessoa deve fechar os registros de gás e água e, se possível, acionar a companhia elétrica para desligar a luz do local.

Quanto aos deslizamentos, as pessoas em áreas de risco devem sempre se atentarem para qualquer anormalidade no local, como inclinação de árvores, muros, fendas e rachaduras nas paredes das residências e jamais uma ordem de evacuação.

Em qualquer emergência, a ordem é ligar imediatamente para a Defesa Civil, no número 199 ou acionar o Corpo de Bombeiros, 193.