Caçapava suspende aulas na rede municipal e anuncia outras medidas de contenção do coronavírus


O Município de Caçapava está tomando todas as precauções para conter a epidemia de Covid19. Vários órgãos e Secretarias estão com orientação de novos procedimentos que devem ser tomadas a partir de agora para evitar a aglomeração de pessoas, principal medida recomendada pelas autoridades de saúde para conter a transmissão da doença.

Apesar de Caçapava ainda não ter caso confirmado, em virtude da rápida disseminação do vírus e sua alta transmissividade, o Município tem buscado seguir as orientações gerais que estão sendo dadas pelo Governo do Estado e órgãos de saúde, para reforçar as medidas de isolamento social e mínima exposição de pessoas. As medidas tomadas são:

 

SUSPENSÃO DAS AULAS NA REDE PÚBLICA

 

As aulas na rede municipal de ensino serão suspensas a partir do dia 23 de março. No período de 16 a 20 de março, as escolas farão a suspensão gradual das aulas e estarão abertas para um plantão de dúvidas aos pais ou responsáveis. Os pais que puderem permanecer com os filhos em casa a partir do dia 16 poderão fazê-lo, pois não haverá prejuízo de faltas.

 

SUSPENSÃO DE EVENTOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS


A partir de hoje (16) ficam suspensos todos os eventos programados para serem realizados em espaços públicos, como Praça da Bandeira, Parque da Moçota, praças de bairros, entre outros espaços. A recomendação é válida por 60 dias inicialmente. O decreto com a suspensão deve ser publicado ainda esta semana.

 

CANCELAMENTO DO DESFILE DE 14 DE ABRIL

 

O evento cívico militar e o desfile de 14 de Abril, em celebração ao aniversário de Caçapava, que acontece tradicionalmente na Avenida Cel. Alcântara, será cancelado para evitar aglomerações de pessoas.

 

CANCELAMENTO DA FESTA SÃO JOÃO DE CAÇAPAVA

 

A tradicional Festa São João de Caçapava, que acontece no mês de junho, em homenagem ao padroeiro da cidade e que reune diversas entidades, também deverá ser cancelada para evitar aglomeração de pessoas.

 

SUSPENSÃO DA FEIRA DA BARGANHA AOS DOMINGOS

 

As atividades da Feira da Barganha, que acontece aos domingos, no pátio do Mercadão, serão suspensas por tempo indeterminado. A feira de alimentos e produtos essenciais realizada aos sábados será mantida.

 

ESCOLINHAS + ESPORTES E + CULTURA


As atividades das escolinhas dos projetos + Cultura e + Esportes, que oferecem oficinas gratuitas de esporte e cultura em diversos espaços do Município, estão suspensas por um período de até 60 dias.

 

CORAL MUNICIPAL E CORAL DA TERCEIRA IDADE VIVA A VIDA


O Coral Municipal de Caçapava e Coral da Terceira Idade Viva a Vida, ambos mantidos pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e que, juntos atendem cerca de 100 pessoas, também terão suas atividades suspensas a partir desta data por 60 dias.

 

COMPLEXO EDUCACIONAL EDSON DE FREITAS RAMALHO


As atividades do Complexo Educacional Edson de Freitas Ramalho, que são realizadas em parceria com o Senai e com o Governo do Estado de São Paulo, seguem normalmente durante esta semana, com suspensão gradual até definição dos órgãos parceiros.



PROJETO GURI


O Projeto Guri – Polo Caçapava, seguindo deliberação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está com as atividades suspensas a partir desta segunda-feira (16), por tempo indeterminado.



FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE


No Fundo Social de Solidariedade, todos os cursos de geração de renda terão o início das atividades adiado por tempo indeterminado. O órgão manterá o atendimento apenas por telefone, de segunda a sexta, das 9h às 15h30. O telefone para atendimento do público é o (12) 3655-6193.


UNIVESP


A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) – Polo Caçapava informa que todas as atividades presenciais estão suspensas a partir desta segunda-feira (16).
 

Coronavírus - Cuidados preventivos


A COVID19 é uma doença causada pelo novo coronavírus e é altamente contagiosa. Porém, na maioria das pessoas, a doença apresenta sintomas leves a moderados, semelhante a uma gripe. Mas há um grupo que pode ser mais vulnerável ao vírus, como no caso de idosos e pacientes com alguma doença crônica.


As principais formas de contágio do coronavírus são:

- Pelo ar; espirro; tosse; catarro; gotícula de saliva; contato físico com pessoa infectada; com superfícies contaminadas.


Para se prevenir, bastam medidas simples de higiene, seguindo as mesmas orientações dadas para evitar a gripe comum:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou usar antisséptico à base de álcool em gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro e antes e depois de comer;

- Evitar locais com aglomerações, fechados ou com multidões;

- Evitar cumprimentos como beijo no rosto ou aperto de mãos;

- Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;

- Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;

- Evitar sair de casa se estiver com algum sintoma de gripe.



IMPORTANTE: Orientações complementares serão divulgadas oportunamente pelos canais oficiais do Município.